Plataforma Freire abre Pré-Inscrição para Cursos de Licenciatura e Especialização

Plataformafreire

Os professores da Rede Pública de Educação Básica do Estado do Pará, já podem realizar, no período 16 de outubro de 2017 a 01 de dezembro de 2017, a pré-inscrição em cursos de licenciatura e especializações, ofertados no âmbito do Programa de Formação Inicial e Continuada para Professores da Educação Básica/PROFIC. O professore-aluno interessado pode acessar a Plataforma Freire, sistema informatizado do MEC para gestão da formação através do link https://freire2.capes.gov.br. Abaixo informamos o calendário contendo o prazo de cadastro do currículo e  solicitação de vaga, bem como o período de análise, pelas secretarias de educação, das vagas solicitadas.

Atividade

Prazo

Cadastro do currículo e solicitação de vaga pelo professor-aluno.

16/10/2017 a 01/12/2017

Análise, pelas secretarias de educação, das vagas solicitadas

13/11/2017 a 15/12/2017

A Plataforma Freire está com uma nova roupagem o sistema está semelhante ao Currículo Lattes: segundo Marcelo Câmara, diretor de Formação de Professores da Educação Básica da CAPES “o professor precisa se cadastrar – gratuitamente – e preencher um formulário com dados sobre sua formação e sua atuação profissional. Os Currículos cadastrados na Plataforma Freire ficarão disponíveis para consulta pública. Entretanto, os dados pessoais são preservados” A Plataforma Freireé um sistema de gestão e acompanhamento criado para atender a estratégia 15.4 do PNE. Após o término do período de análise das vagas solicitadas, será extraído do Sistema o  levantamento dos cursos e vagas solicitadas que constarão no Edital do PROFIC.  Esse Edital  tem por finalidade selecionar as IES que ofertarão os cursos identificados nesse levantamento.  A previsão de lançamento do edital  é no primeiro bimestre de 2018 com início das atividades acadêmicas no segundo semestre.  Nessa primeira edição da oferta na nova Plataforma Freire abrangerá cursos de licenciatura nas áreas constantes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e de especialização  em Alfabetização, Educação Infantil, Matemática e Língua Portuguesa para os Anos Iniciais, Matemática para os Anos Finais e Língua Portuguesa para os Anos Finais. Abaixo segue o tutorial do passo-a-passo para cadastro do currículo e solicitação de vaga.

TUTORIAL