UFRA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PELO PARFOR - PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: “A CAMINHADA”

O PARFOR, Programa emergencial instituído para atender o disposto no artigo 11, inciso III do Decreto nº 6.755, de 29 de janeiro de 2009, visa induzir e fomentar a oferta de educação superior, gratuita e de qualidade, para docentes ou tradutores intérpretes de Libras em exercício na rede pública de educação básica, para que estes profissionais possam obter a formação exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN e contribuam para a melhoria da qualidade da educação básica no País. O acesso dos docentes à formação requerida na LDBEN é realizado por intermédio da oferta de turmas especiais, por Instituições de Educação Superior – IES, em cursos de:

1. Licenciatura – para docentes ou tradutor intérprete de Libras em exercício na rede pública da educação básica que não tenham formação superior ou que mesmo tendo essa formação se disponham a realizar curso de licenciatura na etapa/disciplina em que atua em sala de aula;
  2. II. Segunda licenciatura – para professores que estejam em exercício há pelo menos três anos na rede pública de educação básica e que atuem em área distinta da sua formação inicial, ou para profissionais que atuam como tradutor intérprete de Libras;

III. III. Formação pedagógica – para docentes graduados não licenciados que se encontram no exercício da docência ou que atuem como tradutor intérprete de Libras na rede pública da educação básica.

O nosso desejo, enquanto instituição de ensino superior, em desenvolver atividades capazes de modificar positivamente nossa realidade escolar foi o que nos levou a participar deste que é um grande programa de formação de professores, e que vem sendo abraçado por todos desta universidade.

Iniciamos este grande Programa em maio de 2010 com o Curso de Licenciatura em Computação. Tínhamos duas turmas, uma no município de Bragança e outra em Dom Eliseu. Hoje após seis anos de execução do programa, já atravessamos muitas estradas de chão, de rios e céus deste estado que é desafiador por suas especificidades. Para superar esses desafios foi necessário traçarmos um pacto em ações de colaboração entre Capes, a Secretaria de Educação de Estado, Secretarias de Educação dos Municípios. Graças a essa parceria e com todo o envolvimento institucional da UFRA é que podemos afirmar que o PARFOR é um programa de SUCESSO.

Atualmente, oferecemos quatro cursos de graduação: Licenciatura em Computação; Licenciatura em Ciências Naturais; Licenciatura em Pedagogia; e Licenciatura em Letras Libras.

Temos 1.436 Professores-Alunos cursando o PARFOR e 940 Egressos, sendo:

ü                        -Licenciatura em Computação: 14 turmas concluídas e 18 turmas em andamento;

ü                        -Licenciatura em Ciências Naturais: 15 turmas concluídas e 4 turmas em andamento;

ü                       -Licenciatura em Pedagogia: 14 turmas concluídas e 10 turmas em andamento;

ü                       -Licenciatura em Letras Libras: 2 turmas em andamento.

Num total de 43 turmas formadas e 34 turmas em andamento fazendo assim 82 turmas de 2010 a 2016.

Estas turmas funcionam(ram) não só em campi da UFRA como em escolas públicas em municípios parceiros. Já estivemos presente em 25 polos PARFOR/UFRA:

Polos já atendidos (6): Bragança, Gurupa, Igarapé-Açu, Marabá, Marapanim, Salvaterra.

Polos em andamento (19): Almeirim, Augusto Corrêa, Belém, Benevides, Breves, Capanema, Capitão Poço, Dom Eliseu, Nova Esperança do Piriá, Novo Repartimento, Paragominas, Parauapebas, Santarém, Santo Antônio do Tauá, São João de Pirabas, São Miguel do Guamá, Tomé-Açu, Muaná, Maritubá.

E para cumprirmos com a missão desta Universidade, buscamos contribuir na qualificação adequada dos profissionais que atuam no estado, colaborando de forma efetiva para o desenvolvimento de um processo ensino–aprendizagem mais identificado com os objetivos da educação, da sociedade e da realidade regional.

O êxito se dá pela indispensável articulação da UFRA juntos aos entes envolvidos, os quais, neste momento, queremos agradecer pela parceria. Agradecemos a Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior - Capes, a Secretaria de Educação de Estado do Pará, às Secretarias de Educação dos Municípios e aos municípios Polo PARFOR/UFRA, pois este SUCESSO só acontece em virtude do comprometimento de TODOS.

formatura2016

Colação de Grau turma de Pedagogia do Polo PARFOR/UFRA Igarapé-Açu.

Informações dadas por:

Janae Gonçalves – Coordª Geral PARFOR/UFRA